07 de abril – Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência Escolar.
Home Blog 07 de abril – Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência Escolar.

O dia foi instituído pela Lei 13.277, de 29 de abril de 2016, em homenagem às vítimas do massacre de Realengo. Essa data objetiva prevenir e combater a prática do bullying.

Para entendermos melhor o significado de bullying, o autor Constatini (2004) conceitua como um comportamento ligado à agressão verbal, física ou psicológica que pode ser efetuada tanto grupal quanto individualmente.

O bullying acontece de forma repetitiva e insistente, direcionado geralmente a pessoas mais introvertidas. Não se pode classificá-lo como uma discussão ou desentendimento esporádico, para que não haja generalização sobre o tema. Além disso, ele não necessariamente ocorre somente no espaço escolar, esse comportamento pode acontecer em outros ambientes onde o sujeito está inserido socialmente, porém é na escola onde se tem mais facilidade e visibilidade em observar, prevenir e combater.

A família pode e deve ser um dos melhores aliados no combate ao bullying na escola. Caso perceba mudanças de comportamentos nos filhos, rejeição para ir à escola ou uma grande queda no desempenho escolar, deve entrar em contato com a coordenação para que possamos trabalhar juntos, tanto com a vítima como com o praticante.

Bibliografia:
COSTANTINI, A. Bullying, como combatê-lo?: prevenir e enfrentar a violência entre jovens.Tradução Eugênio Vinci de Morais. São Paulo: Itália Nova Editora, 2004.