Home Ensino Médio

O Colégio Oliveira Castro compreende a importância do Ensino Médio enquanto etapa final da educação básica e preparatório para o ingresso a instituições de ensino superior necessário à formação profissional. Portanto, a nossa práxis educacional promove aprendizagens eficazes ao estudante aliada ao desenvolvimento de competências e ha da habilidades necessárias as demandas oriundas da sociedade atual; vislumbrando para além da construção dos saberes, obter como resultado alunos atuantes também nos seus exercícios da cidadania, integrando ensino a condutas morais e éticas essenciais a uma vida repleta de conquistas.

A existência da disciplina de Artes no currículo do Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio apresentam agregado ao currículo a disciplina de Artes no intuito de inspirá-los a transcenderem as teorias, demonstrando na prática os conhecimentos adquiridos; desenvolvendo performances artísticas de maneira a provocar a reflexão acerca de temas críticos da sociedade contemporânea.

Filosofia e Sociologia no círculo de todo o Ensino Médio

Na medida em que as séries vão elevando o nível cognitivo, elevam-se concomitantemente as abordagens crítico argumentativas nas aulas, analisando culturas e hábitos historicamente construídos, contrapondo com temas atuais. Por esse motivo, o Colégio Oliveira Castro valoriza a existência das disciplinas de Filosofia e Sociologia em todas as séries do Ensino Médio; uma vez que existe uma busca para além de uma aprovação no vestibular, mas acima de tudo, a perspectiva de concretizar a formação de sujeitos atuantes numa sociedade.

Orientação Vocacional

O Colégio Oliveira Castro entende que a partir da entrada dos alunos no Ensino Médio devemos orientá-los quanto à questão da escolha profissional (Orientação Vocacional), numa atuação preventiva e esclarecedora, com um espaço de tempo hábil para se sanar os anseios e dúvidas na tomada de decisão dos alunos. Assim, a Orientação Vocacional é, portanto, um processo no qual a descoberta das potencialidades e dos fatores envolvidos na escolha da profissão, traz mais consciência no estabelecimento do projeto de vida dos jovens; favorecendo aos mesmos uma escolha de forma espontânea, amadurecida e consciente.

Projeto Profissões em Foco

O Projeto Profissões em Foco desenvolvido com os alunos do Ensino Médio visa a manutenção de um diálogo acerca das diversas atuações de mercado aliada ao perfil e desejos de cada aluno. Tem-se por intuito propiciar aos jovens à maturação de suas futuras escolhas de maneira tranquila e com tempo hábil de ser bem pensada, uma vez que na chegada ao 3º Ano, deverão ter foco nos estudos com sólido esclarecimento do caminho a seguir.