Contextualização
Home Textos Formativos Contextualização

É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une”
(Edgar Morin)

A tecnologia evolui, acarretando mudanças em todas as instâncias, inclusive nas relações com o saber. Tínhamos um ensino compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações. A evolução tecnológica trouxe com ela uma maneira diferente de ver e lidar com o mundo, exigindo posturas diferentes das instituições educacionais, desafiando-as a buscar novas condições fundamentais para o aprendizado.
Quando o professor propõe atividades que geram situações com as quais o educando se identifica, ele promove melhor a interação e a produção do conhecimento. O aprendizado é significativo quando o educando vê a ligação do assunto estudado com o mundo que o rodeia. É papel do professor construir uma ponte entre esses dois elementos.

Nesse contexto é de suma importância que o professor esteja sempre atualizado, que conheça o contexto no qual seus alunos estão inseridos e identifique a diversidade e riqueza de material humano que seu grupo constitui.

É necessária uma imersão no mundo dos educandos para conseguir inseri-lo na prática educativa com o universo estudantil em questão.

Para que esse fenômeno ocorra torna-se premente a resposta a três questionamentos:

• Com que finalidade nos propomos Educar?
  • Como nos apropriamos do conhecimento?
  • O que e como ensinar?

Esses questionamentos nos levam a entender que:

• Ensinar é oportunizar a construção de significados.
  • Ao ensinar, o Professor não transmite significados, mas cria as melhores condições para que o aluno os construa.
  • A construção de significados – aprendizagem significativa – ocorre na medida em que o aluno interioriza informações e delas se apropria, isto é, as integra coerentemente em sua estrutura cognitiva.
  • Ensinar é organizar os grupos de alunos de modo a permitir um tratamento diversificado dos objetivos e dos conteúdos da programação, vinculando-os aos interesses, motivações e capacidades dos alunos.
  • O ensino deve priorizar a seleção de atividades didáticas que favoreçam a observação, por parte do professor, do processo que o aluno realiza na construção de seus conhecimentos, com vistas a prestar-lhe a ajuda necessária.
  • Ensinar para uma aprendizagem significativa é contextualizar o aluno em seu grupo social e cultural, oportunizando lhe uma inserção como agente transformador da realidade. Todas as questões levantadas nos levam ao entendimento na prática do significado do termo Contextualização.

Dentro desse princípio, os conteúdos não são apresentados de maneira direta, mas a partir de uma
situação que permite a identificação ou a aplicação de conceitos, fórmulas, princípios.

Gestão Educacional
Colégio Oliveira Castro